POVO BRASILEIRO

Nada melhor que começar a escrever estas crónicas no Brasil.
Para quem já teve a oportunidade de visitar o país já notou algo de diferente da Europa e de todos os lugares do mundo.

Por isso gostaria de vos transmitir toda a energia e motivação com que este povo vive o desporto, nomeadamente a competição.

Esta deve ser a minha 6ª ou 7ª visita ao país por nós descoberto e é incrível ver como o Brasil fabrica tantos campeões das mais diversas modalidades, mas neste caso específico no Bodyboard.

Todos os eventos são super profissionais, desde a estrutura, ao mediatismo e até mesmo no staff técnico. Sem esquecer a “torcida” que o atleta brasileiro tem, cada vez que entra na água, seja em que parte do mundo for.

Os atletas também levam o desporto de uma maneira tão profissional, provando o porquê do Brasil ser o país com maior número de atletas mundiais de todos os tempos no Bodyboard.

Na história de 25 anos, o Brasil já conquistou mais de 25 títulos mundiais, 17 de atletas femininas, entre Cláudia Ferrari, Glenda Glosvki, Stephanie Petterson, Mariana Nogueira 2x, Daniela Freitas 2x, Neymara Carvalho 5x, Soraia Rocha 2x, Karla Costa, Isabela Sousa 2x e 8 masculinos, com 6 títulos de Guilherme Tamega, um do Uri Valadão e outro de Paulo Barcellos.

Os brasileiros por si só têm também uma educação desportiva e competitiva que os torna só por isso uns verdadeiros campeões. O Bodyboarder que quer ser campeão treina de manhã, tarde e noite e aqueles que optam por se dedicarem exclusivamente ao desporto conseguem alcançar o topo no seu devido tempo.

Quando é que o povo português acreditará que é possível vencer?

Primeiro é preciso mudar mentalidades, desde as organizações desportivas ligadas ao Bodyboard, passando pela imagem, além dos métodos de treino e mentalidades dos alunos/atletas.

Parece-me a mim que o típico Português sempre valorizou o que é de “fora”.. desde a industria até aos próprios atletas. Se nós não acreditarmos que somos bons naquilo que fazemos, seja no desporto, seja noutra coisa qualquer, quem irá acreditar em nós?

Fica aqui uma dica para todos aqueles que trabalham diretamente ou indiretamente com o Bodyboard para que todos procuremos fazer deste desporto, um desporto de excelência e deixar de passar por uma simples brincadeira com uma prancha na água.

(imagem: craud.net)

Share
Catarina Sousa
Catarina Sousa